Sistema Renal
Fisiologia Humana
Integrantes do Grupo
Deise Ap.
Adriana Diniz
Marcela Caroline
Rodrigo Ferreira
Ana Caroline
Daniela Mendes
Introdução
As atividades orgânicas resultam na decomposição de proteínas, lipídeos e carboidratos acompanhada de liberação de energia e formação de produtos que devem ser eliminados para o meio exterior. A urina é um dos veículos de excreção que o organismo conta. Assim o sistema urinário compreende os órgãos responsáveis pela formação de urina, os rins e outros a eles associados, destinados à eliminação da urina: ureteres, bexiga e uretra.
SISTEMA RENAL
O ser humano possui 2 rins que trabalham concomitantemente. Os rins são recobertos pelo peritônio e circundados por uma massa de gordura e de tecido. Cada rim tem cerca de 11,25cm de comprimento, 5 a 7,5cm de largura e um pouco mais que 2,5cm de espessura. O esquerdo é um pouco mais comprido e mais estreito do que o direito. O peso do rim do homem adulto varia entre 125 a 170g; na mulher adulta, entre 115 a 155g e é composto pela pelve e os cálices renais, a medula e o córtex renal. Este último é o local onde são secretados os hormônios produzidos nos rins.
FUNÇÃO DOS RINS: regulação do volume da composição do sangue na formação da urina, excreta quantidade selecionadas de impurezas, incluindo excesso de hidrogênio que ajuda a controlar o pH sangüíneo.
Regulação da pressão arterial secreta a enzima renina que converte angiotensinogenios em angiotensina I que sobre ação da ECA (Enzima Conservadora da Angiotensina) é convertida em angiotensina II que leva a um aumento da pressão arterial.
Contribuição no metabolismo realizando gliconeogênese, secretando eritropoietina para produção das hemácias, participa da síntese de vitamina D que serve para facilitar a absorção do cálcio e do fósforo no organismo, fortalecer os ossos e dentes tornando-os mais saudáveis, aumentar a força muscular,