Sistema renal
1. INTRODUÇÃO:
Todos os os Sistemas do corpo realizam suas funções afim de manter o equilíbrio do Organismo. Diante disso, o Sistema Renal é necessário para manter o Meio Interno, eresponsável por controlar suas concentrações de substâncias potencialmente nocivas.
2.FUNÇÕES DO SISTEMA RENAL:
Estão relacionadas ao equilíbrio de fluídos e eletrólitos – NaCl, Água, Na⁺, K⁺, Cl⁻, HCO₃⁻, H⁺, glicose, aminoácidos, entre outros – realizados através da: * Filtração; * Reabsorção; * Secreção de substâncias; * Excreção do excesso de fluídos e eletrólitos; * Regulação da osmolaridade plasmática; * Excreção de resíduos metabólicos: Ureia, Criatinina, Bilirrubina, Ácido Úrico, Ácidos Metabólicos, drogas, etc; * Produção e conversão dos hormônios: Eritropoetina e Renina; * Formação de amônia para manter o Equilíbrio Ácido-Básico.
3. ANATOMIA RENAL:
Figura 1:
Tratado de fisiologia médica / Arthur C. Guyton, John E. Hall: tradução de Barbara de Alencar Martins...[et al.]. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2006 – 4ª tiragem
Figura 1: Organização geral dos rins e Sistema Urinário.
O Sistema Renal é constituído por dois rins, situados na parede posterior do abdome, fora da cavidade peritoneal. O lado medial de cada rim comtém o hilo, região por onde passam a artéria e veia renais, vasos linfáticos, suprimento nervoso e o ureter, que carrega a urina do rim à bexiga. É lá que a urina é armazenada e depois eliminada do corpo. O rim é envolto por uma cápsula fibrosa resistente que protege as estruturas internas.
Figura 2: http://rachacuca.com.br/educacao/biologia/sistema-urinario/ Figura 2: O corte longitudinal permitindo a visualização das estruturas internas do rim.
Os rins possuem duas principais regiões: uma mais externa, o córtex; e uma interna, a medula. A medula é dividida em mútiplas massas teciduais com o formato de cones, as pirâmides renais. A base de cada uma delas inicia-se entre as regiões cortical e