Como Ler Um Livro
Esta ficha de leitura foi elaborada com base em excertos textuais retirados da obra dos seguintes autores:
ADLER, Mortiner J. A Arte de Ler um Livro. Rio de Janeiro: Agir, 1954.
ADLER, Mortimer J., VAN DOREN, Charles. Como Ler um Livro. Rio de
Janeiro: Guanabara, 1990
Weber Soares
I) Em que Consiste a Leitura
A leitura consiste no processo de interpretar ou compreender o que representa para os sentidos as palavras ou outras marcas sensíveis; processo de interpretar ou compreender certos símbolos legíveis, inventados com a finalidade de comunicação – as palavras da linguagem humana.
A arte de ler é a habilidade de apanhar qualquer espécie de comunicação tão bem quanto possível.
Dois critérios orientam a habilidade de leitura: 1) um homem lê melhor do que outro quando pode ler um assunto mais difícil; 2) um homem lê melhor do que outro porque lê ativamente e porque obtêm melhor resultado da leitura.
Boa Leitura
Exemplo de boa leitura: Quando as pessoas estão amando e recebem uma carta de amor, mostram do que são capazes: lêem cada palavra três vezes, lêem nas entrelinhas e nas margens; lêem o todo em função das partes e cada parte em função do todo, sensíveis ao contexto e à ambigüidade, à insinuação e às referências; percebem a cor das palavras, o cheiro das frases e o peso das sentenças; talvez levem em conta até a pontuação.
Uma pessoa lê bem quanto aprende tudo o que o escritor quis transmitir.
Todavia, apesar da aquisição de conhecimento advinda dessa leitura, a compreensão pode não ter sido aperfeiçoada. Assim, a boa leitura consiste no processo pelo qual a inteligência – que se esforça por entender os símbolos da matéria legível, sem o auxílio exterior – aperfeiçoa-se, mediante o poder da sua própria aplicação. A inteligência que compreendia menos passa a compreender mais. Para cada indivíduo há duas espécies de leitura: 1) a que ele faz sem esforço, para se informar – transmite ao leitor o que lhe é