Anatomia da pregação
David L. Larsen
Trabalho apresentado por Antonio Penna
Em comprimento às exigências da disciplina
Homilética I
Professor: Reginaldo Corrêa de Carvalho
FACULDADE TEOLÓGICA CRISTÃ DO BRASIL
Brasília, 17.11.2005 1. Bibliografia: David L. Larsen pastoreou igrejas por 32 anos, é autor de diversas obras e professor emérito na Trinity Evangelical Divinity School, em Illinois, EUA.
2. Tese do autor: David L. Larsen fala claramente neste livro sobre as questões da pregação e da grande idéias sobre algumas questões fazendo assim comentários e esclarecendo algumas dúvidas para o leitor. O seu objetivo ao escrever este livro foi conduzir aos leitores a uma reflexão sobre o que é a arte pregação, principalmente nos dias de hoje.
3. Pequeno Resumo: A – No primeiro capítulo, ele fala sobre pontos importantes na pregação. Ele fala da árvore genealógica do sermão para dizer que o sermão tem futuro. E que o Antigo Testamento é uma das mais importantes linhas de continuidade entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento. David também fala dos pais da igreja primitiva e sua história que até hoje repercute no mundo da pregação. A história da pregação apresenta uma notável sucessão de pregadores em situações contrastantes, em suas culturas e controvérsias e conflito espiritual. B – David L. Larsen diz que a Palavra de Deus é autoridade e deve-se preservá-la. Ela é uma das questões importantes e uma das mais controvérsias de nossa época. A perda de autoridade da Bíblia no meio da cristandade tem provocado um efeito lamentável sobre a pregação de um modo geral. Ele fala que a Bíblia não é somente um texto sacro, histórico, mas o livro que leva a salvação. Em outro tópico David fala, para pregar a Palavra é necessária a capacitação do Espírito Santo. A pregação bíblica é a proclamação correta do que a Bíblia ensina. Existem