Atps direito empresarial
TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
DIREITO EMPRESARIAL
“O NOVO DIREITO EMPRESARIAL- COM ENFASE NA FUNÇÃO SOCIAL E NA CAPACIDADE CONTRIBUITIVA, É COERENTE E ADEQUADO À ATUALIDADE?”
ANA PAULA SENABIO DE MORAIS RA: 397455
EDNA Mª G. PEREIRA GRANVILLE RA: 392478
FELIPE NOLLI GUZATTI RA: 390739
KAREN MATIOLEVITCZ RA: 399086
RAQUEL DA SILVA GEWEHR RA: 399147
PROFESSOR: LUIZ MANUEL PALMEIRA
TANGARA DA SERRA, 23 DE NOVEMBRO DE 2012.
DIREITO EMPRESARIAL
É um ramo do direito privado, que regula as relações de comercio ou com este conexos, e a atividade econômica do empresário e concilia a liberdade contratual com a segurança jurídica e a celeridade nos negócios.
Direito Empresarial é o mesmo que direito comercial, trata-se da sociedade, direito dos sócios, credores, falência. Dita as regras de como deve ser formado cada parte referente à dirigentes, administradores, financeiro, integração da sociedade. É também conhecido como mercantil ou de negócios, e assim ao longo do tempo houve mudanças em seu jeito de ser, antigamente as famílias produziam apenas o que necessitavam para seu próprio sustento bem como suas vestes, a comida, e o que sobrava era trocado entre a vizinhança, os dado aos escravos.
Com a edição da Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (código civil) que revogou a primeira parte do código comercial – houve reconhecimento da Teoria da Empresa em nossa legislação pátria.
O direito empresarial também é conhecido por mercantil ou de negócios, e assim ao longo do tempo houve mudanças em seu jeito de ser, antigamente as famílias produziam apenas o que necessitavam para seu próprio sustento bem como suas vestes, e o que sobrava era trocado entre a vizinhança ou dado aos escravos.
DIREITO COMERCIAL
É o ramo do direito privado que trata do estudo das normas que regulam os atos necessários às atividades dos comerciantes no exercício de sua profissão, bem como os atos pela lei considerados mercantis, mesmo