Trabalho sobre a revolução americana
Ensino Secundário
A Revolução Americana, uma revolução fundadora
Trabalho praticado apresentado na disciplina de História A
Docente: Miguel Ângelo Dias
Martim Braga de Miranda Duarte Silva 11º Ano D Nº 12
Ano Lectivo 2010-2011
Índice
Introdução……………………………………………………………………………………………. Página 1
Porquê uma revolução, porquê a procura do «american dream»? ………. Página 2 e 3
Colonos vs ingleses quem ganhará?......................................................... Página 3 e 4
Da revolução à construção de uma nação……………………………………………... Página 5
Considerações Finais…………………………………………………………………………….. Página 6
Introdução
A revolução americana continua a ser um dos marcos históricos que merece ser estudado, pois é após esta revolução que nasce um país que põe em prática os ideais iluministas e mais tarde vai influenciar outras nações.
Durante este processo de revolução, os Estados Unidos atravessa vários momentos conturbados para que lhe seja reconhecida a independência, como a guerra dos sete anos (1756-1763), o estabelecimento de leis fiscais como o sugar act, entre outros factores que só vão provocar a revolta nos colonos ingleses.
Durante o trabalho, irei abordar vários aspectos como os antecedentes da revolução americana, o que provocou e levou a querer lutar pela construção de uma nação livre, justa e a ter melhores condições de vida.
Mais tarde, vou falar sobre a revolução em si, os confrontos militares entre as tropas inglesas e os colonos britânicos, o planeamento por detrás com os dois primeiros congressos de Filadélfia, em que no segundo congresso, no ano de 1775,onde se decidiu a criação de um exército unificado das colónias comandado por George Washington.
Num último capítulo, também vou falar como é que os Estados Unidos da América, depois de terem conseguido a sua independência, como é que vão construir uma nação onde haja direito à vida, à liberdade, à busca da felicidade ou do