sociologia
Para entendermos os Direitos Humanos, teremos que mergulhar na história dos países que contribuíram para as grandes mudanças históricas , onde o Homem e o Cidadão ganham direitos e deveres para viverem em sociedade.
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO NA REVOLUÃO FRANCESA
Esta declaração parece ter dois tipos de direitos :Direitos do Homem e Direitos do Cidadão que seriam diferentes . Esta declaração foi promulgada em 26 de Agosto de 1789, esta declaração tem 17 artigos proclamando os fundamentos da liberdade, da igualdade, da propriedade, da legalidade e as garantias individuais que ainda estão presentes nas declarações contemporâneas.
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA VIRGINIA
A Declaração dos Direitos da Virginia , foi feita em 16 de Junho de 1776, proclamou o direito de à vida, à liberdade e à propriedade. Outros direitos humanos como o principio da legalidade, a liberdade de imprensa e a liberdade religiosa também foram expressos na declaração.
Os autores costumam ressaltar a influência que a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, adotada pela Assembléia Constituinte francesa em 27.08.1789, sofreu da Revolução Americana, especialmente da Declaração de Virgínia, já que ela precedeu a Carta dos Direitos contida nas dez primeiras emendas à Constituição norte-americana, que foi apresentada em setembro de 1789. Na verdade, não foi assim, pois os revolucionários franceses já vinham preparando o advento do Estado Liberal ao longo de todo o século XVIII. As fontes filosóficas e ideológicas das declarações de direitos americanas como da francesa são européias, como bem assinalou Mirkine ¬Guetzévitch. admitindo que os franceses de 1789 somente tomaram de empréstimo a técnica das declarações americanas, mas estas não eram, por seu turno, senão o reflexo do pensamento político europeu e internacional do século XVIII - desta corrente da