Revolução Francesa
. Liberdade, Igualdade e Fraternidade. A França no período da REVOLUÇÃO FRANCESA vivia em extrema injustiça social.Era subdividida em 3 segmentos, o primeiro era formado pelo clero, o segundo pela nobreza e o terceiro, por fim, formado por trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. O terceiro segmento era responsável pelo sustento dos altos luxos da nobreza e do clero, atravez do pagamento de altíssimos impostos, isso significa dizer que, enquanto a classe trabalhadora representada por camponeses e a pequena burguesia comercial vivia em situação de extrema miséria, o clero e a nobreza desfrutavam de grandes banquetes e altos luxos. A miséria levou os trabalhadores a desejarem melhorias nas suas qualidades de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social um pouco melhor desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho.
Princípios da Revolução Americana
. Direitos do Povo – Vida, Liberdade, Felicidade
. Governo – Eleito e destituído pelo Povo
. Separação dos Poderes – Legislativo, Executivo, Judiciário O estopim da Revolução Americana se deu com a instituição e cobrança de altíssimos impostos sobre os principais bens de consumo da época, Ex: Açúcar, Matéria Têxtil, além de impostos sobre selos.As colônias americanas tinham como característica estabilidade social e financeira.A cobrança dos impostos pela Inglaterra irritou profundamente as colônias americanas, tal cobrança se deu para custear e sanar as dívidas da guerra.
Diferenciando-se uma da outra, apenas por suas motivações e características: . Na Revolução Francesa – Diferentemente da Revolução Americana, a colônia ,de maneira geral, vivia em situação de extrema pobreza e não tinham voz política alguma, o que culminado com a cobrança excessiva de altos impostos desencadeou uma série de movimentos objetivando a Revolução.Outra característica que