Estado , origem e formaçao
Resposta: Para muitos autores o Estado, assim como a própria sociedade, sempre existiu. Mas, para alguns, só começou a existir depois de certas regras. Desde que o homem vive sobre a Terra é integrado numa organização social, com alguém sendo “líder”para determinar regras e comportamentos de todo o grupo, como disse o autor Eduard Meyer. Uma segunda concepção é que muitos admitem que a sociedade humana existiu sem o Estado por um certo período e depois, por vários motivos, foi constituído um Estado para suprir as necessidades dos grupos sociais. A terceira concepção é a dos autores que só admitem como Estado a sociedade política dotada de certas características muito bem definidas. Como diz o autor Karl Schmidt, o conceito de Estado não é um conceito geral válido para todos os tempos, mas é um conceito histórico concreto, que surge quando nasce o conceito de ética e soberania.
QUESTÃO 02 – Enumere as principais teorias que procuram explicar a formação originária do Estado. E responda: todos os Estados surgem a partir de uma dessas explicações teóricas?
Resposta: As principais teorias que procuram explicar a formação originária do Estado são: 1 – Teorias que afirmam a formação natural ou espontânea do Estado, não havendo entre elas uma coincidência quanto à causa, mas tendo todas em comum a afirmação de que o Estado se formou naturalmente.
2 – Teorias que sustentam a formação contratual dos Estados, apresentando em comum as causas, as crenças em que foi a vontade de alguns homens ou de todos, que levou a criação do Estado, os adeptos à essa formação contratual da sociedade é que defendem a tese da criação contratualista do Estado. Nem todos os Estados surgem a partir de uma dessas teorias, pois também há as teorias não-contratualistas que são agrupadas