Trabalho sobre PI
Autoria: Priscila Tereza De Nadai Sastre, Ana Akemi Ikeda, Geraldo Luciano Toledo
Resumo
No ano de 1994, a Granado uma empresa brasileira do setor de cosméticos fundada em 1870 foi vendida. A empresa atravessava um período de estagnação que já perdurava algumas décadas. Diante dos desafios enfrentados pela empresa e pelo próprio mercado brasileiro que iniciava um período de profundas modificações econômicas, seu novo proprietário decidiu implantar uma série de mudanças que culminaram num novo posicionamento da empresa, no setor de cosméticos nacional. Diante do exposto, o caso em questão trata da reconstrução da situação organizacional da Granado Pharmácias, tendo em visto objetivos de aprendizagem relacionados às teorias de posicionamento e reposicionamento de marcas. Segundo a classificação de casos para ensino proposta por Böcker (1987), o presente caso é do tipo caso demonstração, utilizado para ilustrar aulas expositivas baseadas em teorias, conceitos, modelos e para demonstrar práticas gerenciais.
1. Introdução
- Oi, pai! Tudo bem?
- Hello, Sissi, tudo bem... Como vão as coisas em Washington?
- Ah, pai, bem melhores. A melhor coisa que fiz foi deixar o setor bancário... Me identifico muito com a área de cosméticos!
- Ah, sim, que ótimo filha! É justamente sobre isto que gostaria de conversar com você.
A diretora de marketing da Granado terá de sair, pois o marido foi transferido para a Argentina. O que você acha de vir para o Brasil, trabalhar com ela por seis meses, pegar uma boa experiência e depois assumir a empresa?
Foi assim que no ano de 2005, depois da proposta feita pelo pai, Sissi retornou ao país para trabalhar com a diretora de marketing e, posteriormente, assumir sua posição na Granado, a “pharmácia” mais antiga do Brasil, fundada em 1870, pelo português José Antonio Coxito Granado. A Granado nasceu com duas propostas: uma era a de manipular produtos com extratos vegetais de plantas, ervas e flores