soldagem
Em razão dos efeitos da temperatura, não é suficiente conhecer somente as propriedades do metal de base e do metal de solda individualmente. É necessário também conhecer as propriedades mecânicas de toda a junta soldada, ou seja: do metal de base, da zona afetada termicamente e do metal de solda, isso é feito através da qualificação do processo de soldagem.
A qualificação é feita pela soldagem de peças de teste, de acordo com o procedimento previamente estabelecido, e pela avaliação dos resultados dos ensaios em corpos de prova extraídos da peça de teste. A avaliação é feita em comparação com o critério de aceitação estabelecido pela norma de qualificação aplicável.
1.2. Normas de Qualificação
A realização de soldas inadequadas pode resultar em acidentes graves, com perda humana, materiais e também danos ao meio ambiente. Para minimizaar a chance destas ocorrências e garantir uma maior uniformidade, controle e rastreabilidade do processo, as operações de soldagem para diversas aplicações e diversos outros aspectos ligados à soldagem são regulados por diferentes códigos, normas e especificações.
Estão relacionadas abaixo as mais utilizadas:
a) ASME Section IX – Welding and brazing Qualifications
É uma norma aplicada a equipamentos como caldeiras, tubulações, vasos de pressão e componentes nucleares. Todas as seções da norma “ASME Boiler and Pressure Vessels” refereciam a “Section IX” para as qualificações.
b) AWS D1.1 – AWS Structural Welding Code – Steel
Esta norma é dedicada a soldagem de estruturas metálicas em aço. Existem outras que tratam de soldagem de alumínico, aço inox etc. Este documento contém seus próprios requisitos para as qualificações, os quais são obrigatórios, quando os trabalhos de soldagem devem ser de acordo com a norma AWS D1.1.
A tabela abaixo mostra as normas mais usuais de projeto e fabricação de equipamentos com as normas de qualificação especificadas.
Tabela de Normas