FICHAMENTO - TEXTO NILTON SANTOS
V Congresso de Geografia – realizado em 16 de outubro de 1980
Professor: Dr. Nilton Santos
FICHAMENTO f Nota 1 - Nilton Santos cobra dos acadêmicos, pesquisadores, estudantes e professores trabalhos mais sérios e críticos.
Refere-se com fina ironia o apoio que as instituições brasileiras oferecem a pesquisadores estrangeiros em detrimento dos pesquisadores nacionais.
Este texto é origem do resgate de fitas e gravações da 5ª congresso de geografia em 1980, ontem foi expresso os pensamentos de Nilton Santos sobre a geografia e planejamento: o uso do território – geopolítica.
Nota 2:
Nilton Santos depois das apresentações, sobe ao palanque é discorre um pouco sobre a necessidade de intelectualização dos profissionais da área
O intelectual é sempre capa de ser surpreendente...a língua da verdade.
O intelectual não é professor, o professor não é o intelectual, mas o intelectual pode ser professor como o professor intelectual.
Ser professor não é ser intelectual, ou virce versa, são coisas distintas, o intelectual tem gosto ao risco, coragem de ir descobrindo a verdade.
O risco é fundamental, a disposição para o risco não é mais companheira do professor
“O RISCO É INDISPENSÁVEL NA UNIVERSIDADE QUE É A MATRIZ DO FUTURO”
Nata 3: Geografia e planejamento
Foi me sugerido o tema geografia e planejamento, ousei colocar como subtítulo o que chamaria de uso do território ou seja, GEOPOLÍTICA.
Propuseram me senhores um tema IRREAL, a relação da geografia que praticamos e o planejamento que praticamos é de relação vazia, são duas ambiguidades.
Crítica a educação ao ensino, cita a capacidade de deformação das universidades
O estudo da geografia atralado com o planejamento é um gande equivoco