teoria científica e teoria clássica
De acordo com Taylor, o trabalho deveria ser organizado a partir de um conjunto de princípios, leis ou teorias proporcionando maior rendimento para o patrão sem que isso resultasse em fadiga para o empregado. Nesse sentido estudou a maneira como eram realizadas as tarefas, tentando reduzir movimentos inúteis dos funcionários. Buscou a padronização de movimentos para que o trabalho se realizasse mais rápido e mais produtivo. Com a divisão de trabalho teve aumento de produtividade, redução de custos, padronização de tempo de produção, aumento de qualidade, funcionários especialistas no assunto, eliminação de atividades desnecessárias, eficiência no trabalho sem desperdício de tempo e material. Estimulo financeiro instituindo o pagamento por produtividade ou até mesmo com participação acionária. Sem dúvidas, a Administração Cientifica gerou progresso e eficiência, além da redução de preço nos produtos. Entretanto algumas consequências negativas são apresentadas, como por exemplo:
Movimento uniforme e repetitivo na realização das tarefas transformando o empregado num ser mecânico.
A especialização para uma só tarefa, acaba tornando-se uma presa fácil do patrão, já que as chances de emprego fora daquela empresa são reduzidas.
A penalização de alguns funcionários, por não conseguirem acompanhar o novo ritmo de produção, sendo que o salário é calculado pela média de produção.
Teoria Clássica
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracterizada pela ênfase na estrutura organizacional, e pela busca da máxima eficiência.
As principais funções administrativas são chamadas de POC3.
Planejar : Estabelece os objetivos da empresa, e como são alcançados.
Organizar : Coordena os recursos da empresa (humano, financeiro, materiais)
Comandar : Faz com que os subordinados cumpram o que deve ser feito.
Coordenar : Coordena as atitudes e esforços de toda a empresa.
Controlar :