Teorias clássica, neoclássica e cientifica
Introdução
..................................
04
Teoria clássica
..................................
05
Teoria Cientifica
..................................
08
Teoria Neoclássica
..................................
11
Conclusão
..................................
13
Referências Bibliográficas
..................................
14
INTRODUÇÃO
A Administração é uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins (como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos).
A Administração pressupõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, uma organização constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente orientadas para objetivos comuns.
A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial levou os profissionais de outras áreas mais antigas e maduras a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes.
Todas as teorias administrativas assentaram-se na Teoria Clássica, seja, como ponto de partida, seja como crítica para tentar uma posição diferente, mas a ela relacionada intimamente.
A Teoria clássica de Fayol caracterizada pela busca da máxima eficiência. Era acompanhada de incentivos salariais e da excessiva unidade de comando e responsabilidade. A administração científica de Taylor diz que a melhor maneira de administrar uma empresa é através de um estudo científico, racionalizando o trabalho. Acreditava na eficiência e eficácia dos seus funcionários, com agilidade e rapidez, gerando lucros. A Teoria Neoclássica da Administração representa o ressurgimento das Teorias Clássica e Científica de Administração, retomando diversos dos assuntos abordados por essas teorias, aplicando novos pontos de vista, novas abordagens, ampliando o campo de