TEORIA CLÁSSICA E TEORIA CIÊNTIFICA
TEORIA CLÁSSICA E TEORIA CIÊNTIFICA
SÃO PAULO
2014
BRUNO DE OLIVEIRA
CAMILA CENTIVILLI
EDSON BOA SORTE
ELISMARA PEREIRA
HENRIQUE MEIRELES
RENAN DE ANDRADE
TEORIA CLÁSSICA E TEORIA CIÊNTIFICA
Frederick Winlsow Taylor
Segundo pesquisas citadas nas bibliografias abaixo, Frederick Winlsow Taylor ficou conhecido como o pai da administração Cientifica, nasceu em 20 de março de 1856 e morreu em 21 de março de 1915.
Ele publicou um livro chamado de Princípios da Administração Cientifica, propondo métodos de trabalho com a intenção de aumentar a produtividade nas indústrias, segundo Taylor, este método resultaria no menor esforço físico e maior satisfação do operário, aumentando a produção, com custos mais baixos, salários mais altos e maiores lucros. Este método também tinha a intenção de fazer com que dirigentes e operários trabalhassem em conjunto com a fabricação de muitos produtos no intuito de beneficiar ambas as partes. Muitos trabalhadores desaprovaram o método, porém, as maiorias dos gestores apoiaram e incluíram o mesmo em suas indústrias.
Este ainda é um assunto muito comentado nos dias de hoje porque é ainda um dos nossos principais desafios, aumentar a produtividade junto com a satisfação dos colaboradores.
Segue abaixo a proposta do método de Taylor.
Seleção Cientifica sobre a visão de Taylor
A melhor maneira de uma empresa ter um bom desenvolvimento é delegando tarefas mais compatíveis com o perfil de cada funcionário. Isso ajudaria no melhor desenvolvimento de cada um e aumentaria a produção;
Tempo padrão
A gerência estabeleceria uma meta de produção que deveria ser rigorosamente cumprida pelo colaborador, fazendo com que o empregado trabalhasse mais depressa em função desta meta;
Plano de incentivo salarial
O valor salarial do colaborador deveria ser de acordo com sua quantidade produzida, para que eles estivessem