manuais
É uma composição de 14 versos agrupados em duas quadras e dois tercetos. É a forma poética mais conhecida, sendo usada desde o século XVI.
Mais informação sobre o texto poético na página 192/193.
Leitura e análise do poema página 195.
“Escada sem corrimão”:
É uma composição poética, constituída por quatro estrofes. Cada estrofe apresenta quatro versos, logo são quadras. Obedece ao seguinte esquema rimático: ABAB / CBCB / DBEB / FBFB. Por isso, predomina a rima cruzada. Os versos apresentam predominantemente sete sílabas métricas, designando-se, por isso, de redondilhas maiores.
Perguntas:
Identifique um verso da primeira estrofe que ajude a compreender o comportamento descrito no verso “Quem tem medo não a sobe.”:
“É uma escada em caracol”, porque a vida é identificada como um caracol.
Explique os veros: “Os degraus, quanto mais altos, / mais estragados estão”:
Simbolizam a velhice, a relação semântica entre estes versos é a ideia de degradação ou fase adiantada da vida.
Se o nome “chão” for considerado metáfora de ignorância, como se interpreta o verso: “Vai a caminho do sol”?
O sol será o conhecimento e é uma antítese de chão que simboliza sabedoria, conhecimento…
Nota:
Estudar as conjunções coordenativas.
3ºBloco: Leitura e análise dos textos: “Comício” de José Gomes Ferreira e “Urgentemente” de Eugénio de Andrade. Alguns dados biográficos.
____________________________________________________________
Leitura e análise do poema, página 196.
“Comício”
Esta composição poética é constituída por 5 estrofes. Sendo a primeira é um monástico, a segunda uma sextilha, a terceira um terceto, a quarta uma quadra e a quinta um dístico. O esquema rimático é: A / BCDEEF / EEF / GDED / AE. Quanto á rima os versos são predominantemente solos ou brancos. Este poema não apresenta o mesmo número de sílabas métricas. O tema deste poema é a vida. No assunto, o sujeito poético aconselha-nos