ABORDAGEM CRITICA
ABORDAGENS CLASSICAS.
PROF. ASTERIA CAVALCANTE
ALUNOS: LENA GUIMARÃES
KETHELY REIS
CANDIDA FIDELLIS
SUELY LIMA
MARINETE SOUZA
LIVIA COSTEIRA
JOSIANE SARAIVA
GLEICIANE LOPES
ESTACIO /IESAM
ADM-2ANC
ABORDAGEM CLASSICA.
Administração Científica (Taylor)
Podemos atribuir a Taylor a chamada escola de administração científica, cuja preocupação básica era o aumento da produtividade da empresa, por meio da eficiência máxima dos operários. Taylor enfatizava a divisão do trabalho e a analise das tarefas de cargo. Taylor preocupou-se com o nível operacional e com isso estabeleceu quanto os trabalhadores deveriam ser capazes de produzir com o equipamento e materiais disponíveis. Os trabalhadores eram incitados a ultrapassar seus padrões de desempenho anteriores, para ganhar mais. Taylor chamou seu plano de sistemas de tarifas diferenciadas, ou seja, pagamento de salários mais altos para trabalhadores mais eficientes. Apesar dos métodos de Taylor levarem a aumentos dramáticos de produtividade e a maiores salários em vários casos, os trabalhadores e os sindicatos começaram à se opor a sua abordagem, temendo que se
Críticas a Abordagem de Taylor.
*Mecanicismo
*Superespecialização do Operário
*Visão Microscópica do Homem
*Ausência de Comprovação Científica
*Abordagem Incompleta da Organização
*Limitação no Campo de Aplicação
*Abordagem Prescritiva e Normativa
*Abordagem de Sistema Fechado
Teoria Clássica (Fayol).
Fayol foi responsável pela teoria clássica, cuja preocupação era aumentar a eficiência da empresa por meio da organização dos seus departamentos e funções. Fayol deu ênfase à estrutura organizacional.
Críticas a Abordagem de Fayol.
•Abordagem Simplificada
•Ausência de Trabalhos Experimentais
•Extremo Racionalismo
•Teoria da Máquina
•Abordagem Incompleta
•Abordagem de Sistema Fechado
Pela observação dos aspectos analisados, chegamos à conclusão que concordamos com as críticas feitas em cima das abordagens de Taylor e Fayol.
Conclusão Crítica .
Pelo