Trabalho sobre pis
PIS - Programa de Integração Social e PASEP - Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público, contribuições criados em 1970, com intuito de fazer a integração dos trabalhadores com a empresa.
Demonstração do PIS/PASEP , com seus objetivos como; Incentivar a compra da casa própria por conta do trabalhador e criar mais um fundo para ser utilizado, quando o empregado se aposentar. Mudanças que ocorreram desde sua criação em 1970 ate os dias de hoje. Contribuintes com suas devidas tributações e alíquotas devidas para seu ramo de atividade.
1. PIS (Programa de Integração social)
Segundo Paulo Henrique Pegas, O programa de integração Social – PIS e o Programa de formação de Patrimônio do Servidor Público – PASEP são contribuições criadas em 1970 com objetivo de integrar os trabalhados na vida e no desenvolvimento da empresa. Até a constituição de 1988, a arrecadação do PIS/PASEP era destina para contas individuais abertas em nome de cada empregado a ideia original da criação do PIS e do PASEP tinha méritos. A criação dessas contribuições atendeu os seguintes objetivos:
1) Incentivar a compra da casa própria por conta do trabalhador;
2) Criai mais um fundo para ser utilizado, quando o empregado se aposentar;
3) Incentivar a constituição de famílias, pois uma das permissões de saque integral dos recursos era o casamento.
4) Incentivar a permanência nos empregos já que a metade do fundo pertencia aos empregados que completasse cinco anos nas empresas.
2. As Principais mudanças:
a) O PIS/PASEP deixou de ser uma contribuição pára-fiscal, cujos recursos eram aplicados nas contas individuais dos trabalhadores, para ser contribuição social com seus recursos direcionados para o pagamento do seguro desemprego, uma remuneração provisória aos trabalhadores que perderam o emprego.
b) Quem tinha conta individual no PIS/PASEP permaneceu com seu direito adquirido, recebendo anualmente equivalente