trabalho sobre cooperativas
Mat.: 09.2.1294
Disciplina: Inovação e Empreendedorismo
Formação de Cooperativas
1.Introdução
De acordo com Zanluca, Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.
As Sociedades Cooperativas estão reguladas pela Lei 5.764, de 16 de dezembro de 1971, que definiu a Política Nacional de Cooperativismo e instituiu o regime jurídico das Cooperativas. O ingresso nas cooperativas é livre a todos que desejarem utilizar os serviços prestados pela mesma, desde que adiram aos propósitos sociais e preencham as condições estabelecidas no estatuto (art. 29 da Lei 5.764/71).
2. Tipos de cooperativas
Existem vários tipos de cooperativas que atuam em diversas esferas do mercado e da sociedade. Dentre elas podemos citar algumas como:
Cooperativas Agrárias: Esse tipo de cooperativa tem, entre seus principais cooperados, os produtores rurais que se reúnem para fortalecer as diversas etapas de produção. Essa união facilita a compra de sementes, venda de produtos, armazenamento, entre outros.
Cooperativas de Consumo: A compra de alguns produtos de interesse de seus cooperados para que diminua o valor final dessas mercadorias. Costuma ser algo comum nas compras feitas em supermercados.
Cooperativas de Crédito: Nesse caso, ocorre um auxílio financeiro para os cooperados e devem funcionar com a autorização do Banco Central. No Brasil, esse ramo pode ser subdividido em cooperativas de crédito mútuo e as cooperativas de crédito rural. Após uma resolução do Banco Central, ficou instituído que qualquer grupo social pode participar de uma cooperativa de crédito rural, independente de possuir uma propriedade ou não.
Cooperativas Educacionais: São cooperativas que surgiram com o intuito de enfrentar as dificuldades no ensino. Elas podem