Trabalho
O presente trabalho irá mostrar desde um breve histórico do surgimento das de trabalho até os dias de hoje. O texto abordará o que levou um grupo de pessoas a criação da atividade econômica, de proveito comum sem objetivo de lucro. Este tipo de sociedade vem crescendo a cada ano, fazendo com que pessoas se unam para satisfação econômica, social e cultural. Será destacado um breve histórico, sua evolução; conceito; princípios cooperativistas; ato cooperativo; além, da Lei 5.764, constituição das sociedades cooperativas e código civil 2002.
SURGIMENTO DAS COOPERATIVAS
Durante os anos anteriores ao Golpe de 1964 até os anos do Milagre Econômico, que se seguiram ao golpe, ambos de intenso crescimento econômico, as empresas disputavam a mão-de-obra. Dessa forma, havia uma grande valorização do trabalhador e, inclusive, ofereciam-se mais benefícios do que os estritamente exigidos por lei.
Entretanto, o crescimento econômico reduziu-se consideravelmente a partir dos anos 1980, na chamada “Década perdida”, em que a proporção de trabalhadores, que estava procurando emprego, chegou a cerca de um quinto nas metrópoles e o desespero para conseguir trabalho tornou-se tão grande que debilitou o movimento operário e reduziu ao mínimo as exigências dos que ofertavam sua capacidade de trabalho. Quando esta mudança começou, teve início também a fuga do assalariamento regular.
O Brasil se encontra em situação intermediária: os salários aqui são menores do que no Primeiro Mundo, porém maiores do que em países asiáticos, em que o câmbio supervalorizado (preço muito baixo das divisas estrangeiras na moeda nacional) barateia ainda mais suas mercadorias no exterior. Por isso, quando da abertura do mercado brasileiro às importações, a concorrência dos produtos do Extremo Oriente destruiu parte da indústria nacional e obrigou a restante a cortar custos como condição de sobrevivência.
Mais barato que investir em novas tecnologias capazes de aumentar a produtividade e, ao mesmo