Trabalho sobre convenção de budapeste
Modelo para apresentação de trabalho
Curso: Direito Disciplina: Direito Virtual Data: 19/11/11
Titulo:
A Convenção de Budapeste e seus principais aspectos
Autores:
Bruna Natasha, Isabela Santos, Leandro Amaral Costa, Luciana Veloso, Patrícia Araújo, Raissa Saldanha
Resumo da pesquisa (10%):
A Convenção de Budapeste foi criada em 2001, em Budapeste na Hungria, pelo Conselho da Europa. Englobando mais de 20 países, tipifica os principais crimes cibernéticos.
O motivo que levou ocasionou a existência da Convenção é a falta de regulamentação específica para atos praticados no mundo virtual. Devido à popularização da internet no final da década de 1990 e início de 2000, surgiu a necessidade de entender o espaço virtual sob primas diversos: antropológico, econômico, social, lingüístico, cultural e outros.
Com toda eficiência, a Internet revolucionou todos os âmbitos e ocasionou grades transformações tecnológicas. Trouxe mudanças positivas e negativas. Dentre as mudanças negativas, podemos citar a quantidade de crimes que a cada segundo são consumados pela internet. Isso devido à velocidade que as informações são transmitidas e por não haver uma identidade pré-definida de quem está por “trás da tela”.
Por este motivo é tão importante que haja uma regulamentação específica para os crimes cibernéticos, para que aqueles que o praticam não saiam impunes, garantindo maior segurança as vítimas e aos usuários em geral.
Por estes e outros motivos foi criada a Convenção de Budapeste, para estabelecer maior cooperação entre os países que sofrem as mesmas práticas ilícitas, mas que possuem leis diferentes.
Metodologia utilizada (10%):
Inicialmente para desenvolver o trabalho utilizamos a Convenção de Budapeste. O material foi colhido em livros e internet. Faz-se necessário buscar críticas e notícias com relação à matéria tratada a fim de acrescentar conhecimentos à discussão no âmbito prático.
Desenvolvimento (30%):
A