Trabalho Sobre Assedio Moral
Assédio, palavra pequena com um grande potencial destrutivo.
O termo assédio é mesmo muito interessante. Há pouco tempo, os dicionários assim o definiam “Cerco postoa um reduto para o tomar(...) insistência, impertinência junto de alguém , com perguntas, pretensões etc. “ não havia naquela época (1977) nem sequer referência aos assédios moral e sexual. Hoje em dia , este vocábulo sozinho perdeu totalmente a relevância, porém, os dicionários referem-se ao assédio moral e sexual, assim o integrando à realidade da nossa vida atual em sociedade, especialmente em relação às práticas trabalhistas.
Poderíamos conceituar o assédio moral utilizando apenas uma palavra que representaria toda dor que esta prática odiosa representa “HUMILHAÇÃO”. Vários conceitos foram construídos para dar a ideia mais ampla deste termo, porém, a dor continua sendo a mesma, a humilhação. Acredito que a melhor definição que se poderia dar a esta humilhação vem de Maria Barreto , que em sua dissertação de mestrado em psicologia social da PUC S.P. assim o define “Um sentimento de ser ofendido/a, menosprezado/a, rebaixado/a, inferiorizado/a, submetido/a, vexado/a, constrangido/a e ultrajado/a pelo outro/a. É sentir-se um ninguém, sem valor, inútil, magoado/a, revoltado/a, perturbado/a, mortificado/a, traído/a, envergonhado/a, indignado/a, e com raiva. A humilhação causa dor, tristeza e sofrimento.”
Neste tipo de tortura, a vítima é isolada do grupo e passa a ser sistematicamente hostilizada, ridicularizada, e desacreditada diante de seus pares, fazendo com isto que , ela perca pouco a pouco sua autoestima.
2. PRESSUPOSTOS DO ASSÉDIO MORAL
O assédio moral não pode ser confundido com um ato isolado de humilhação. Para que fique caracterizada esta prática é necessário estar presentes as seguintes situações .
a) Repetição sistemática
b) Intencionalidade ( visando o assédio)
c) Direcionalidade ( pessoa definida)
d) Temporalidade ( dias, semanas, meses...)
e) Degradação