ARTIGO SOBRE ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO
08 de outubro de 2015
ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
NANDIARA ALEXANDRA RIBEIRO CECHINATTO1
SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO . 2 EVOLUÇÃO HISTÓRICA. 3 O QUE É ASSÉDIO MORAL. 4 CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DO ASSÉDIO MORAL. CONCLUSÃO. REFERENCIAS.
RESUMO:
O presente artigo tem o objetivo de destacar como acontece o assédio moral no ambiente de trabalho e o que deve ser feito a respeito. O assédio moral existe em toda parte, e apesar de não ser um assunto novo é uma questão delicada e pouco discutida. Toda e qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou a integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho, configurando assim o assédio moral. O assédio nem sempre é intencional. Às vezes, as práticas ocorrem sem que os agressores saibam que o abuso de poder frequente e repetitivo é uma forma de violência psicológica. Porém, isso não retira a gravidade do assédio moral e dos danos causados às pessoas, que devem procurar ajuda para cessar o problema. O estudo baseia-se na pesquisa bibliográfica na área de direito do Trabalho, especificando o assunto que é discutido com ênfase na esfera do Direito do Trabalho e no Direito brasileiro. Portanto, é importante destacar as formas de assédio e também a posição de doutrinadores e especialistas na área.
Palavras-chave: Direito. Trabalho. Assédio moral. 1. INTRODUÇÃO
É sabido que a palavra “trabalhar” vem do latim vulgar tripaliare, que significa torturar, e é derivado do latim clássico tripalium, antigo instrumento de tortura2. Através dos tempos, o vocábulo “trabalho” veio sempre significando, fadiga, esforço, sofrimento, cuidado, encargo; em suma, valores negativos, dos quais se afastavam os mais afortunados.
A evocação dessa etimologia e desse passado se faz bastante