Direito
Estamos em constante evolução, o modo de se alimentar mudou, de côo nos sentimos saciados, roupas utilizadas, aprendizagem em diferentes partes do mundo, culturas especificas de cada país, entre outras formas da nova cultura dos homens. O modo de produção primitivo fora desenvolvido na pré-história, quando o homem ainda não produzia seu próprio alimento, eram nômades, caçavam, pescavam e colhiam e dividiam os alimentos entre sua tribo. Esse modo de produção não incluía a opressão das classes pobres pelas classes mais poderosas, haja vista que ainda não existia a idéia de classes sociais. Com advento da agricultura, os homens começaram a ter noção de território, se tornaram sedentários, e assim sendo, surgiu toda uma divisão de trabalho: uns plantavam, outros trabalhavam nos moinhos, e alguns teriam de defender as terras de outros que também queriam poder usá-las, formando os primeiros exércitos. Com essa nova estruturação de sociedade, surgiram as classes sociais, a exploração de homem pelo homem, as lutas entre tribos, e nessas lutas, os perdedores começaram a virar escravos, aumentando mais ainda a noção de classes superiores e inferiores.
A palavra “Trabalho” vem do latim “tripaliare”, que significa torturar, também nome de um instrumento medieval de tortura. A palavra trabalho assim que pensamos, significa esforço em troca de recompensa, cansaço, a palavra moderna “estresse” que significa estafa em excesso.
Podemos apresentar questões morais digna de justiça e leis que a especificam. Para tal acometimento, não incomum ouvirmos pessoas falando sobre humilhações sofridas no ambiente de trabalho, e como não sabem reagir a tais violências, pois não deixa de ser uma violência, não física como conhecemos, mas verbal e podendo ocasionar traumas e frustrações tendo o de nome: Assédio Moral.
Segundo Hirigoyen (2002, p.76), “o assédio moral existe em toda a parte”, e apesar de não ser um assunto novo (FREITAS, 2001; HIRIGOYEN, 2002b apud SCANFONE e