vida
O organismo humano é constituído por apenas 4 tipos básicos de tecidos: epitelial, conjuntivo, nervoso e muscular. Estes tecidos se encontram associados uns com os outros para formar os órgãos e sistemas do corpo. A maioria dos órgãos pode ser dividida em dois componentes: parênquima (composto pelas células responsáveis pelas principais funções típicas do órgão), e estroma (tecido de sustentação). Com exceção do cérebro e da medula espinal, o estroma é constituído de tecido conjuntivo.
Os epitélios são constituídos por células justapostas aderidas firmemente umas às outras por meio de junções intercelulares. As células epiteliais geralmente se organizam como folhetos que revestem a superfície externa (como na pele) e as cavidades do corpo (como no tubo digestivo, ou na árvore brônquica) ou então se organizam de modo a formar unidades secretoras (como nas glândulas). Pelo fato das células epiteliais revestirem todas as superfícies externas e internas, tudo o que entra ou deixa o corpo deve atravessar um folheto epitelial.
Por conta disso as principais funções dos epitélios são: revestimento de superfícies (pele), absorção de nutrientes (intestinos), secreção (glândulas), percepção de estímulos (neuroepitélio olfatório e gustativo), e contração (células mioepiteliais).
Tipos de Epitélios
Os epitélios podem ser divididos em dois grupos principais, de acordo com sua estrutura e função: epitélios de revestimento e epitélios glandulares.
Epitélios de Revestimento
Nos epitélios de revestimento as células são organizadas em camadas que cobrem a superfície externa do corpo ou revestem as cavidades do corpo. Elas podem ser classificadas de acordo com o número de camadas de células (epitélio simples, pseudo-estratificado e estratificado) e conforme as características morfológicas das células na camada superficial (epitélios pavimentoso, cúbico, e colunar, por exemplo).
O epitélio simples contém só uma camada de células, e de acordo com a