Aparelho feminino
O aparelho reprodutor feminino é o conjunto de órgãos localizados no interior da cavidade pélvica, que desenvolvem a função de reprodução na mulher, sendo compostos de órgãos gametógenos e órgãos gametóforos além de um órgão especifico para abrigar o feto. O sistema reprodutor feminino é composto de dois ovários, duas tubas uterinas (ou trompas de Falópio), um útero, uma vagina e uma vulva.
2. OVÁRIOS
Os ovários são órgãos gametógenos, ou seja, são produtores de gametas. Além de serem responsáveis por produzir homônios que controlam as características sexuais secundárias (tais como estrógeno e progesterona), os ovários tem a função de produzir os óvulos ao final da puberdade da mulher e também atuam sobre o útero nos mecanismos de implantação do óvulo fecundado e inicio do desenvolvimento do embrião. Os ovários estão fixados pelo mesovário à face posterior do ligamento largo do útero, porem não são cobertos pelo peritônio. Até a primeira ovulação o ovário é liso e rosado ficando, após isso, rugoso e branco-acinzentado.
3. TUBAS UTERINAS OU TROMPAS DO FALÓPIO
As tubas uterinas são ductos que unem o ovário ao útero. A tuba é um órgão gametóforos, ou seja, é responsável por transportar os óvulos liberados pelo ovário para o útero, isso se dá devido ao fato de seu epitélio de revestimento ser formado por células ciliadas, onde os batimentos ciliados e movimentos peristálticos levam o gameta até o útero. É nas tubas uterinas onde normalmente ocorre a fecundação, tendo em vista que os espermatozoides vão em direção contraria ao óvulo.
As tubas podem ser subdivididas em quatro partes, sendo elas (na ordem ovário-útero): infundíbulo, ampola, istmo e uterina (na parede do útero). O infundíbulo possui forma de funil e fímbrias em suas margens, para se ligar aos ovários. Eventualmente, o ovulo fecundado pode fixar-se na tuba uterina, acarretando na chamada