Trabalho Robótica
2012-2013
Introdução
O Protocolo de Comunicação
De um modo geral, um protocolo é um acordo estabelecido entre entidades ou serviços. É um conjunto de formalidades que se coloca em prática em atos oficiais. Esse conjunto de preceitos deverá ser respeitado e honrado pelas partes intervenientes para que haja uma boa comunicação, sem registar problemas.
No âmbito da informática e das redes de computadores, um protocolo é um conjunto de regras-padrão que caracterizam o formato, a sincronização, a sequência e a deteção de erros e falhas na comunicação de pacotes. Isto é, na transmissão de informação entre duas máquinas, neste caso, computadores. Assim, para haver comunicação em rede entre as várias máquinas, ambas têm de falar numa linguagem padrão. Isto quer dizer que comunicam segundo um protocolo comum entre elas. Para que esta comunicação exista, é indispensável existir pelo menos um canal, um emissor e um recetor, de forma a garantir que se esteja a utilizar o mesmo protocolo.
Documentos RFC
O RFC é um modo de comunicação que facilita a transferência de dados úteis entre sistemas diferentes. O RFC descreve e auxilia a aplicação. Trata-se de uma evolução de processos, sugestões e normas de protocolos que descrevem o funcionamento da Internet e TCP/IP. Nesta fase, “debate-se” a maioria das normas e padrões relacionados com os protocolos ligados à Internet. Estes protocolos são criados por pessoas que, voluntariamente, apresentam novas propostas. Inicialmente, estas propostas são analisadas por um perito técnico ou por um editor RFC. Posteriormente, é atribuído um estado. Ao passar esta fase inicial, a proposta está sujeita a uma revisão/avaliação pela comunidade de utilizadores da Internet. É nesta etapa, que é possível avaliar, comentar e fazer uma revisão mais alargada, sendo o momento propício a tecer uma crítica à sugestão apresentada. De seguida, a proposta irá receber um número de RFC