QUALIDADE NO TRANSPOTE PUBLICO DE IDOSOS
Juciane Doblinski
Elisangela Vidotti
RESUMO
Este artigo tem por objetivo, analisar, avaliar a qualidade no transporte coletivo de cidade de Toledo, às pessoas portadoras de necessidade especais e idosos. Assim como suas adequações a esse nicho de pessoas que vem crescendo cada vez mais, visando a qualidade de vida dos mesmos.
Palavras-chave: Transporte, Acessibilidade, Mobilidade.
INTRODUÇÃO
O transporte coletivo é de fundamental importância para as pessoas que, por algum motivo, não possuem condições de se locomoverem utilizando-se de veículos particulares. No entanto, existem situações em que o transporte público passa a ter também a função de transportar pessoas detentoras de necessidades especiais ou idosos., o que faz com que haja a necessidade de um atendimento diferenciado e, principalmente humanizado.
Fala-se muito sobre acessibilidade e mobilidade, visando sua adaptação e locomoção, eliminando as barreiras, mas até onde esta sendo inserido na sociedade. Este artigo tem por objetivo analisar a qualidade do transporte público de Toledo-PR, principalmente em relação às pessoas que dele dependem exclusivamente por alguma necessidade ou limitação, buscando avaliar e encontrar meios para facilitar e promover uma melhor qualidade de vida aos mesmos. Avaliaremos a qualidade no transporte, adaptação dos ônibus, também as paradas, através de pesquisa com os usuários, visando sua qualidade de vida, sua integridade e segurança.
REFERENCIAL TEÓRICO
Para um melhor entendimento do artigo, analisamos os conceitos e depois sua aplicação, segue-se se algumas definições.
Qualidade, segundo Juran (1990), é vista como a adequação ao uso. Um produto com qualidade apresenta características que atendam as necessidades e aumentam a satisfação do cliente. Por outro lado, Deming (1990) define qualidade como o nível de satisfação dos clientes, propondo que