Trabalho de robotica
ROBÔ
O que significa para você um Robô?
Abaixo foram levantadas algumas características gerais dos robôs. máquinas: são mecânicas e projetadas para realizar uma atividade; automáticas: executam suas operações sem depender de auxílio externo. reprogramáveis: não ficam restritas à execução de uma única função. Podem desempenhar várias tarefas, pois é possível reprogramá-las; sensíveis: a execução de uma atividade depende das informações captadas pelos seus sensores.
COMO SURGIRAM?
A palavra robô deriva da palavra checa Robotnik, que significa servo.
Entretanto, muito antes do escritor Karel Capek utilizá-la em 1923, já se havia construído uma grande quantidade de autômatos1, que são os antepassados dos robôs. No século II a.C, Heron de Alexandria construiu aves mecânicas que podiam voar. O famoso leão animado projetado pôr Leonardo da Vinci é um dos muitos autômatos construídos no Renascimento para distração da Corte ou para exibição nas feiras populares. O primeiro robô com fins industriais, controlado por computador, foi construído por George Devol, em 1960. Segundo
Devol, os robôs industriais poderiam ser utilizados para auxiliar trabalhadores de fábricas tão naturalmente como as máquinas comerciais são usadas em escritórios. Em 1961, na fábrica da General
Motors, em Nova Jersey, o primeiro robô industrial assumia seu
“emprego”. A partir de 1980 os robôs industriais passaram a ser utilizados em outros setores além do automobilístico. A robótica atual é o ramo da tecnologia que se ocupa do projeto e construção de robôs e surge de uma necessidade mais prática: aumentar a qualidade das empresas e melhorar a qualidade dos produtos.
1
São máquinas capazes de desempenhar um certo número de operações mecânicos sob um controle automático. Um bom exemplo é a máquina de lavar roupas que é considerada um autômato uma vez que automaticamente lava, enxágua e centrifuga as roupas.
MegaLogo – Robótica Pedagógica
1