trabalho rh
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS 5
2.1.1 TIPOS DE RECRUTAMENTO E SUAS DEFINIÇÕES 7
2.1.1.1 ENTREVISTA 11
2.1.1.1.1 ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE, PERICULOSIDADE E PENOSIDADE 13
3 13º SALÁRIO 16
3.1 FÉRIAS, período aquisitivo e período concessivo 17
4 CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
1 INTRODUÇÃO
Diante das principais transformações ocorridas na sociedade nas últimas décadas, houveram impactos e mudanças em nossas vidas tanto pessoal quanto profissional. A intensificação da competição entre as organizações foi impulsionada pela revolução das tecnologias de informação e comunicação que possibilitaram a abertura de mercados, criando uma economia global. Ao passo que, para se manterem competitivas, as organizações passaram a atuar sob novos padrões de qualidade, produtividade e competitividade, exigindo capacidade de rápida adaptação e constante inovação.
Nessa busca constante pela eficiência organizacional, incorporam-se tecnologias e eliminam-se tarefas repetitivas trazendo efeitos para a estrutura ocupacional, tais como a redução significativa do número de postos de trabalho e a modificação do conteúdo dos cargos, tornando-os mais sofisticados e exigindo maior qualificação dos trabalhadores. Os trabalhadores atuam com patamares tecnológicos e de produtividade superiores, o que requer maior nível educacional dos profissionais. Por isso é necessário que invistam em qualificação e usem seu potencial criativo e empreendedor para trazer inovações que as organizações necessitam. É nesse sentido que o capital humano assume papel fundamental para que as organizações realizem sua estratégia.
2 DESENVOLVIMENTO
Nos últimos anos, a área de RH tem assumido um papel estratégico nas organizações e conseqüentemente os profissionais da área têm sido convidados a atuar de maneira estratégica. Esse movimento tem reforçado a importância da área de Recursos Humanos nas