TRABALHO RH
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Maués – AM 2014
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA DA FACULDADE ECOAR – PROEFF
ODINAEL GOMES
RAQUEL ALEGRIA CAVALCANTE
ELIETE DAS GRAÇAS DE SOUZA PIRES
SUELI MATOS DOS SANTOS
ELAINE CRISTINA DE SOUZA GONDIM
ORIDES RAMOS DA SILVA FILHO
OSM - ORGANIZÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Trabalho elaborado para obtenção de nota da Disciplina Administração de Organização Sistemas e Métodos, sob a orientação do Professor Estevão de Souza.
Maués – AM
2014
INTRODUÇÃO
Percebe-se que ao longo do tempo muitas ações aconteceram e causaram a mudança na área de Recursos Humanos, onde a mesma deixou de ser considerado um simples departamento de pessoal e se tornar o âmago, o seio dentro de uma organização. Em muitos aspectos as mudanças já acontecem, porém, em muitas empresas esse departamento ainda insiste em atuar de forma mecanicista, onde a visão do empregado deve ser de obediência e a execução das atividades, enquanto que ao “chefe” cabe ordenar e manter em si mesmo todo o controle.
Mas, essa situação está deixando aos poucos de existir e essa mudança é visível quando ao chegar a uma empresa o responsável, ou seja, o gestor antes chamado de “chefe” faz referência aos “empregados” de colaboradores.
Conclui-se que gerir pessoas não parte mais de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, onde o controle, tarefa e obediência era o foco principal e sim passou-se a discutir debater e entender o equívoco entre as técnicas tidas como obsoletas e tradicionais com as modernas, juntamente com a gestão da participação e do conhecimento.
Uma gestão democrática busca a valorização dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos que visava