Trabalho Recursos Humanos
Karla Fernanda Farineli- Ka_farineli@hotmail.com
Milena Rocha Salhane- Mrsalhane@yahoo.com.br
Vanessa Dias Pereira- Va_label@yahoo.com.br
Verônica Cristhina Farineli- Vê_farineli@hotmail.com
Resumo
O conhecimento que os funcionários possuem é chamado de sabedoria profunda.
Uma organização precisa desenvolver não apenas as habilidades individuais de seus conectores centrais ,mas também seu comportamento colaborativo.
Uma abordagem eficiente para transferir conhecimento é ter conectores centrais que liderem comunidades de treinamento em torno de suas áreas de expertise.
Os intermediários têm ligações com subgrupos e costumam desempenhar o papel-chave, quando os intermediários saem, a organização nem sabe o que perdeu.
Apesar de muitas empresas acreditarem que, quando uma saída de colaborador é por sua decisão e portanto, não a afetará, isto é um engano. Questione o porquê da saída, não perca essa oportunidade de saber o que está ocorrendo.Uma das novas técnicas de gerenciamento e remuneração de funcionários é a denominada gestão holística ou integrada, em que seus defensores fornecem benefícios, recompensas e programas educacionais, ajudando a cuidar do bem-estar do funcionário, nos aspectos mental, corporal e espiritual.
Palavra Chave: Conhecimento, habilidades e organização.
Introdução
Reconhecer que a perda do conhecimento essencial não é somente a perda do que os funcionários que estão saindo sabem sobre suas tarefas, mas também de quem eles conhecem e com quem colaboram para concluir o trabalho dentro do prazo.
A abordagem típica é captar e armazenar o que uma pessoa que está de saída sabe ao codificar arquivos e relatórios eletrônicos, realizar entrevistas sobre o assunto e registrar lições aprendidas ou melhores práticas de projetos em que o funcionário teve papel de liderança.
Essas medidas levam a dois problemas:
- O conhecimento captado e armazenado não significa que será encontrado por outros funcionários e