SOCIEDADE TRIBAL
SOCIEDADES
SOCIEDADE TRIBAL
Sociais:
Estão associados a ritos e mitos, ao sistema de parentesco as festas e às artes.
Econômicos:
As atividades econômicas são divididas por sexo e por idade. Usam instrumentos que o olhar estrangeiro acha simples e rudimentar.
Religioso:
Os usos e costumes, as ideias e os ritos primitivos são assimilados pelas gerações jovens. As crianças aprendem imitando os gestos dos pais.
SOCIEDADE MEDIEVAL
Sociais: A sociedade era hierarquizada, a mobilidade social era praticamente inexistente. A sociedade estava dividida em três ordens:
Clero, guerreiros e camponeses.
Político: Prevaleceu na idade média as relações de vassalagem e suserania. O suserano dava um lote de terra ao vassalo, sendo que o último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao seu suserano fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um sistema de produção. Todos os poderes jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos dos lotes de terra.
Economia: A economia baseava-se principalmente na agricultura. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na sociedade feudal.
Quem tinha mais terra possuía mais poder. O artesanato era também produzido, mas porém, com baixa produção.
Religião: A igreja católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, dominava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento da idade média.
SOCIEDADE CAPITALISTA
Sociais: É o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade. A questão social surgiu no século XIX, na Europa, e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária.
Político: Ciência de bem governar um povo, constituído em um estado democrático, essa governabilidade é constituída por um poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo.
Economia: Setores com ou sem fins lucrativos
Religião: A fé e a