Porfírio Diaz
Então já na época, os jornais de todo o mundo se interessaram pelo assunto, as agências de imprensa, as agências de informação enviam correspondentes, procuram obter imagens, procuram obter fotos, essa já é uma revolução onde a fotografia desempenha um papel. E até mesmo o cinema de Hollywood se interessa pela Revolução e constitui produções desses acontecimentos que de fato deixaram o país de pernas pro ar. Então é desse momento na história que nos vamos tratar hoje, e é claro que essa narrativa começa como toda história de uma revolução, com uma breve reflexão sobre os AN te CE dentes: O que é que provocou. O que é que motivou uma revolução dessas dimensões. E esses antecedentes estão relacionados ao PORFIRISMO, à ditadura de Porfírio Diaz. Então essa ditadura aguçou as tensões sociais ao mesmo tempo em que a modernização econômica do país avançava.
Mas como assim? Seguinte: foi um momento de grandes transformações na infraestrutura econômica do México, da expansão das linhas ferroviárias, até mesmo a cidade do México cresceu bastante, porém, foi um momento em que houve um aumento expressivo do latifúndio, o que ampliou a miséria dos camponeses. Nessa época menos de 5% das terras mexicanas estavam sob controle de pequenos proprietários. A concentração de terra em pouquíssimas mãos alimentava o ódio camponês. Em meio a esse nevoeiro se enxergava um México que agora prosperava, mas sempre acompanhado de tensões sociais muito agudas.
Então começam a aparecer vários sinais de crise nesse equilíbrio, estas que se manifestaram de várias maneiras.
Vou dar destaque para duas greves de trabalhadores.
Primeiramente a greve dos trabalhadores da indústria têxtil no estado de Vera Cruz, onde organizaram um grande movimento grevista. Outro manifesto foi uma greve