TRABALHO CINECIAS POLITICAS
Levanta a questão das propriedades. Se alguma coisa deve ser propriedade de todos, e outras não, menciona que,os seres humanos são diferentes uns dos outros,que a cidade só passa a existir quando a comunidade é bastante diversificada para ser auto-suficiente.
A terra deve ser um bem comum ou a terra e a produção devem ser comuns. Alguns trabalhariam demais e ganhariam pouco, outros trabalhariam pouco e ganhariam demais.Fala de Hipôdamos que dividia as terras das cidades em 3 partes: sagradas, públicas e privadas. E três tipos de processos judiciais: danos, ofensas e homicídios. Também apoiava que altos funcionários deveriam ser escolhidos pela assembléia do povo.Sobre a população da Lacedemônia, onde muitos assuntos eram decididos pelas mulheres. A distribuição de renda era muito ruim para os lacedemônios.
Compara a civilização cretense com os lacedemônios. Diz que a constituição cretense é semelhante à da Lacedemônia, porém com pior elaboração. Em Creta o sistema é mais comunitário, tudo é para todos. Tinham também uniões entre pessoas do sexo masculino.Acrescenta que a constituição cartaginesa também é muito semelhante às duas anteriores. O povo permanece fiel ao ordenamento constitucional. E não houve tiranos em Cartago. As questões grandes eram necessariamente submetidas ao povo. A população pensava que só homens ricos poderiam governar, pois os pobres não teriam tempo.Sólon criou a democracia, graças à organização dos tribunais à base de jurados convocados entre todos os cidadãos. Deu ao povo apenas o poder necessário para eleger os altos funcionários e para cobrar-lhes a prestação de contas em suas funções.
LIVRO VII TEORIA GERAL DA CIDADE PERFEITA
Para se chegar a melhor forma de governo se deve determinar, primeiramente,