TRABALHO RECRUTAMENTO INTERNO E EXTERNO 25
CURITIBA/2015
CAROLINE PEREIRA DOS SANTOS¹
CAROLINE SAMBAY¹
EDSON FARAONI JUNIOR¹
EDINA BEATRIZ DAS DORES ALVES¹
LEANDRO BARBOSA PINTO GUILHERME¹
PROFESSOR / ORIENTADOR: LUCIANO DOMINGOS²
RESUMO
A necessidade de adaptação das organizações às mudanças constantes, impõe asempresas busca de melhorias nos processos e diferenciais competitivos para que atinjam seus objetivos. A Gestão de Pessoas, tem tomado um papel cada vez mais importante no Planejamento Estratégico das empresas. A empresa não é composta por um prédio ou uma máquina, nenhuma empresa existe sem pessoas, são elas as grandes responsáveis por fazer a empresa acontecer / existir. O desafio para a Gestão de Pessoas é, portanto, agregar pessoas, de acordo com suas competências e valores, aproveitando ao máximo o potencial de cada trabalhador. Este trabalho tem como objetivo identificar as práticas de uma das áreas da Administração de Pessoal, o Recrutamento e Seleção, especificamente as práticas de Recrutamento Interno e Externo utilizadas na empresa abordada, na qual foi realizada pesquisa exploratória.
Palavras-chaves: Gestão de Pessoas. Recrutamento e Seleção. Recrutamento Interno. Recrutamento Externo. Agregar Pessoas.
1 – INTRODUÇÃO
A sociedade vem sofrendo, historicamente, grandes mudanças. Com o passar do tempo estas mudanças tem se intensificado, e transferidas também para o ambiente organizacional, devido a este cenário dinâmico e constantemente mutável as empresasviram a necessidade em adaptar-se. Esta adaptação consiste na busca de melhorias, vantagens mais competitivas e diferenciais para consolidar-se no mercado e atingir seus objetivos. Para isso a Gestão de Pessoas tem tomado cada vez mais um papel importante no Planejamento Estratégico das empresas.
Este diferencial só é possível através da valorização do Capital Humano, pois são as pessoas que podem propiciar qualidade aos produtos e serviços oferecidos. De acordo com Chiavenato (2010) se a organização busca