Empresa voxmax
1 INTRODUÇÃO 3
2 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 4
2.1 Etapas do recrutamento e seleção 4
2.1.1 Definição dos cargos 4
2.1.2 Descobrir os melhores profissionais 5
2.1.2.1 Recrutamento interno 5
2.1.2.2 Recrutamento externo 5
2.1.2.3 Recrutamento misto 6
2.1.3 Testes 7
2.1.4 Entrevista 7
2.1.5 Verificação de referências 8
3 PESQUISA SALARIAL 9
4 LEGISLAÇÃO E PRÁTICA TRABALHISTA 14
5 PLANO DE AUDITORIA 20
6 CONCLUSÃO 21
REFERÊNCIAS 22 1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Segundo Chiavenato (1995) recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher.
Contratar os melhores profissionais é um dos segredos para o sucesso das empresas. O recrutamento consiste em fornecer à organização um número suficiente de pessoas, aquelas necessárias para a continuação de seus objetivos, a partir de dados referentes às necessidades presentes e futuras de recursos humanos da empresa.
Há empresas que não tem cuidado na hora de anunciar a vaga ou até mesmo no processo seletivo e seguem a teoria de que se as novas pessoas contratadas não derem bem ou se a empresa não estiver satisfeita com o desenvolvimento das atividades prestadas pela pessoa, então resta-lhes a rescisão do contrato. Mas há outras empresas que preferem, seguir o caminho da prevenção: apostam num processo de recrutamento cuidadoso e bem estruturado.
O recrutamento, segundo Chiavenato (1995), pode ser dividido em três formas: interno, externo ou misto.
- O recrutamento interno é feito na própria empresa. Quando surge uma vaga, seu preenchimento se dá através de remanejamento de empregados, por meio de promoção, transferência ou transferência com promoção.
- O recrutamento externo é aquele feito fora da organização, isto é, a empresa busca candidatos