Trabalho Psicologia
Campus Pantanal
Psicologia
DOCENTE: Evilasiva
DISCENTE: Adailton Mamedes
Berenice
Deizileny Melo
Juliana Nascimento
Luciana
Monica Lopes
Sarah Miranda
CUIABÁ
MARÇO/2015
Capítulo 1:
1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? O cotidiano pode ser entendido como vida por excelência, é nele onde as coisas acontecem, que repetimos nossos hábitos e rotinas, que passamos pelas diversas experiências da vida (morte de um ente querido, casamento, sexualidade, chuva, a mudança das estações). O conhecimento cientifico objetiva o estudo de forma sistemática do cotidiano, através de uma pesquisa racional. Eles se aproximam porque a ciência tem como base o real e é através dele que o conhecimento científico é construído. Mais também se afastam porque a ciência abstrai sobre a realidade para melhor entende-la, se afasta para transformá-la em objeto de investigação com a finalidade de alcançar a explicação científica do fato cotidiano.
2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento. Senso comum é um conhecimento acumulativo, depreende da absolvição (precária, porém com finalidade de ser o mais simples possível) do conhecimento científico. Tem por características ser intuitivo, espontâneo, concebido através de tentativas e erros. Por ser construído no cotidiano, percorre um caminho que vai do hábito à tradição, que quando se estabelece, passa de geração para geração. Temos como exemplo: Aprender a atravessar a rua; Tomar canja de galinha quando se esta resfriado; Chá de boldo para problemas digestivos.
3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo. Visão-de-mundo é a óptica sobre a qual compreendemos o nosso cotidiano. A maneira que enxergamos, julgamos, sentimos o mundo ao nosso redor.
4. Quais são as áreas (outras ciências) do conhecimento humano que contribuem para a compreensão do homem? As ciências sociais de um modo geral, podendo citar, a sociologia,