CQC
Graduação em Publicidade e Propaganda
Tainá Fernandes Fonseca
RESENHA SOBRE A ANÁLISE ESTILÍSTICA DO PROGRAMA CQC
Belo Horizonte
2015
RESENHA SOBRE A ANÁLISE ESTILISTICA DO PROGRAMA CQC
No trabalho “O espetáculo no jornalismo: uma análise estilística do CQC” feito por André Quintão , Bárbara Mendes , Bárbara Prado e Gabriel Philippe Fraga, o programa CQC (telejornal que trata notícias de maneira humorada) é destrinchado no que pode ser chamado de engenharia inversa, onde todas as funções que cada aspecto exerce na construção do programa é analisada.
Ao adentrarem na questão do estilo, recorrem de forma bem pontuada ao conceito de Jeremy Butler, de que “estilo é qualquer padrão técnico de som-imagem que possui uma função dentro do texto televisivo”. Os fatores que para eles caracterizam o estilo do programa são os movimento de câmera e os jogos de luzes que tem a função de legitimar os apresentadores como artistas pop’; o uso constante do humor e da ironia, praticado por repórteres e apresentadores, e os movimentos de câmeras e as trocas rápidas de enquadramentos que visam dar dinamicidade, satirizar e romper com a postura tradicional do telejornalismo. A apresentação da metodologia, baseia-se mais uma vez nos conceitos de Butler, dessa vez dando foco ao termo engenharia invertida, realizada pelo grupo através da decupagem, da descrição dos trechos e da análise de função que se propõe a identificar as intenções das escolhas feitas, revelando quais funções os estilos desempenham no programa ( selecionando o episodio do dia 01/09/2014.).
A identidade sonora do programa é muito bem analisada pelo grupo e de forma bastante detalhada ao longo dos minutos do programa. De maneira geral, conclui-se que as características sonoras do programa são formadas inicialmente por uma música de rock mais pesada, a plateia ovacionando os apresentadores e uma música instrumental de fundo, aspectos estes,