Comparação entre Parsons, Sorokin e Merton
Comparação entre os três sociólogos.
Pitrim Alexandrevich Sorokin foi um sociólogo nascido na Rússia em 1889 que vivenciou de perto os acontecimentos da Revolução Russa de 1917, sendo perseguido por bolcheviques e czaristas.
Fugiu para os Estados Unidos da América em 1923, onde criou o Departamento de Sociologia da Universidade de Harvard. Suas premissas centrais são a oposição a ideia de evolução e a ideia de progresso além da cultura como centro da análise. Sorokin assim como Max Weber, distingue e valoriza a cultura, em três tipos na sua concepção:
Sensorial (material)
Ideacional (imaterial)
Idealista ou mista
Para Sorokin, a sociedade contemporânea é sensorial, e viverá uma cria com novo período ideacional onde a interação é a unidade de análise. A sociologia seria, o estudo das características gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais, da relação entre as classes e de fenômenos não-sociais. A interação sociocultural possui 3 componentes inseparáveis e inter-relacionados.
Personalidade (sujeito da interação)
Sociedade (total das personalidades inter-atuantes)
Cultura: Conjunto das interações de valores e normas das personalidades e os veículos que tornam objetivos, socializáveis e transmissíveis tais intenções.
Os grupos trabalham com interação de indivíduos, sendo esta a sua unidade causal/funcional, bem como cada grupo formando um sistema social. A cultura também se consiste pela totalidade do que é criado ou modificado pela atividade consciente ou inconsciente de dois ou mais indivíduos que integram e condicionam mutuamente sua conduta. Dentro da cultura existem os fenômenos culturais, que se constitui no relacionamento entre indivíduos e/ou grupos, organizados das seguintes formas: Integrados ou solidários: Fatos culturais com mútua coerência lógica (democracia vs. Direitos dos homens)
Não integrados ou neutros: Fatos culturais sem relação (nem incoerência, nem de incompatibilidade)
Contraditórios ou antagônicos: Fatos