CQC Produção
Por: Tatiana Cardoso da Silveira
Análise da Produção do Programa CQC.
O CQC (Custe o Que Custar) foi criado na Argentina e foi difundido pelo mundo a fora. O programa é transmitido ao vivo, apresentado por Marco Luque, Marcelo Tas e Oscar Filho na bancada e os repórteres Rafael Cortez, Monica Iozzi, Felipe Andreoli, Mauricio Meireles e Ronald Rios. Para esta análise escolhi A Bancada e dois quadros do programa; Proteste Já e Top Five.
A Bancada, liderada por Marcelo Tas, discute assuntos atuais durante a apresentação do programa, com algumas reportagens para ilustrarem melhor o assunto tratado. Exite um roteiro e ordem do que será falado no programa, mas por ser apresentado pela nata do humor no Brasil, conta com inúmeras inusitadas improvisações dos apresentadores. A produção responsável pela parte de estúdio (bancada) é de primeira qualidade. Escolhe assuntos pertinentes e os coloca de forma muito inteligente e perspicaz, embora algumas vezes abuse de alguns “sketches” de comédia tornando-os ligeiramente repetitivos.
O quadro Proteste Já trata sobre denúncias feitas pelos telespectadores postando vídeos no site do programa. Estes São analisados pela produção, e um é escolhido por semana. A produção cria uma pauta para tal reportagem, faz pesquisa sobre o assunto, agenda entrevistas com os denunciantes e “responsáveis” e então marca a gravação da reportagem. Sendo em outra cidade (a emissora se localiza em São Paulo), a produção providencia transporte para a equipe e o material a ser usado, como câmeras, luzes, figurino do repórter e pauta. Chegando no destino, produtores entram em contado com os entrevistados, vão as locações e fazem a gravação. A produção deste quadro é extremamente competente, sempre escolhendo denuncias de interesse geral. Apenas peca em algumas vezes colocar sua equipe em risco, tendo em vista que muitos dos denunciados tornam-se agressivos.
O quadro Top Five é produzido com os melhores