TCC CQC Vince Final

4888 palavras 20 páginas
1

2

VICENTE RODRIGUES RAMOS

A PROPAGANDA NO CQC: MERCHANDISING OU PRODUCT
PLACEMENT?

Artigo apresentado ao curso de graduação em Comunicação Social da
Universidade Católica de Brasília, como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.
Orientadora: Profª
Msc. Raquel
Cantarelli.

Brasília
2012

3

Dedico este trabalho aos meus pais Marcelo e
Maria, os quais sempre acreditaram em meus sonhos e potencial.

4

AGRADECIMENTO
Agradeço a minha orientadora Raquel Cantarelli pelos puxões de orelha, por acreditar no tema, em mim e em meu trabalho até o final, mesmo com as dificuldades encontradas ao longo do desenvolvimento do mesmo. Agradeço a
Natália Bomfim pela motivação, companheirismo e ajuda nos momentos mais decisivos. Agradeço a Amanda Manzi, Flávia Ronchi, Gabrielle Santelli, Ivo
Pereira, Layane Ferreira, Thalita Azevedo e Samira Pádua pela companhia nos momentos de estudo e lazer durante todo o curso.

5

A

verdadeira

descobrimento

não

viagem consiste de em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos”.
Marcel Proust

6

A PROPAGANDA NO CQC: MERCHANDISING OU PRODUCT
PLACEMENT?
Vicente Rodrigues Ramos
Resumo:
Nos tempos atuais a propaganda tem utilizado técnicas para divulgar uma mensagem ao consumidor sem se apegar as formas tradicionais. Algumas técnicas tradicionais como garoto-propaganda, personagem e testemunhal se juntam a outras “importadas” como o merchandising e product placement.
Essas técnicas possuem características próprias, porém com elementos em comum, podendo gerar confusão na tentativa de se compreender cada uma.
Nesse cenário encontramos o programa CQC-Custe o Que Custar- um programa jornalístico e humorístico que possui uma característica peculiar: suas propagandas são encenadas pelos próprios apresentadores e jornalistas.
É nesse contexto que nosso trabalho irá desbravar os conceitos das

Relacionados