TRABALHO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA – EAD
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
INTEGRANTES DO GRUPO
Profª. Msc. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
São Pedro do sul
2012
A psicologia é uma ciência e como ciência utiliza-se de método para estudar seu objeto. O objeto de estudo da psicologia é o homem, ser complexo se sempre escapa e ultrapassa as definições que se fazem dele.
Através de seu objeto de estudo, a psicologia se defronta com uma variedade de teorias explicativas sobre o homem e sobre os fenômenos que o cercam. Enfim, a psicologia abrange uma área de conhecimento cuja especificidade é dada pela possibilidade de um ponto de vista teórico e de uma prática sobre o comportamento.
Para entender melhor as teorias psicanalíticas, como o homem se comporta, como se desenvolve e principalmente como evolui em seu conhecimento, vamos fazer um breve estudo sobre alguns estudiosos da psicologia, suas teorias e as contribuições por eles deixados, principalmente na área da educação.
SIGMUND FREUD
Sigmund Freud nasceu em seis de maio de 1856. Criador da psicanálise sua doutrina vem enfrentando fortes resistências na sociedade.
Hoje a psicanálise está sofrendo novos questionamentos por parte da psicologia cognitivo-comportamental e pela neurociência as quais procuram as bases biológicas da mente. Assim, diversas linhas ou disciplinas que estudam a psique ou o cérebro humano, estão considerando os conceitos freudianos como "complexo de Édipo", "ego", "id" e "superego", como ultrapassados.
Porém, quem defende as idéias freudianas, despreza essas novas posições psicológicas e médicas, e mais importante do que discutir se estão ultrapassadas ou não é entender os fundamentos desta doutrina psicanalítica e suas principais contribuições à ciência e à filosofia desde o seu surgimento.
Importa-nos então definir “O que é a psicanálise?” Bem, a psicanálise é uma teoria que pretende