Trabalho de Psicologia da Educação
BONFIM
MAIO – 2013
Universidade Estadual de Roraima- UERR
Professor:
Acadêmica:
Curso: Letras Inglês
Núcleo: Bonfim
Data: 16 de maio de 2013
TEXTO: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
BONFIM
MAIO – 2013
A psicologia da aprendizagem busca informações sobre como as pessoas aprendem, as condições necessárias para que se dê a aprendizagem, o que aprender e o que é feito com o que é aprendido.
A aprendizagem é definida por modificação do comportamento frente a uma situação, implicando em progresso e evolução. Para que a criança possa iniciar a aprendizagem é preciso que tenha atingido um nível de desenvolvimento adequado da personalidade e a maneira de aprender e o ritmo da aprendizagem, irão variar de individuo para individuo.
Um aspecto importante da aprendizagem, é que aquele que aprende pode esquecer. Faz-se necessário um mínimo de retenção de informações para que possamos dizer que houve aprendizagem.
A teoria cognitivista da aprendizagem ocorre quando uma nova informação ancora-se em conceitos ou proposições relevantes preexistentes na estrutura cognitiva do individuo que é o armazenamento organizado de informações. Diferenciando da aprendizagem mecânica da aprendizagem significativa.
Aprendizagem mecânica: são novas informações com ou sem nenhuma associação, arbitraria na distribuição estrutural cognitivo de conhecimento do indivíduo.
Aprendizagem significativa: processo atravésdo qual uma nova informação ancora-se em conceitos proposições relevantes preexistentes na estrutura cognitiva do individuo.
Os pontos de ancoragem
É bem mais significativo á medida que o novo conteúdo é incorporado as estruturas de um conhecimento de uma criança e adquire significado para ele a partir da relação com sua organização progressiva de generalização formando conceitos, por meio de