trabalho processos 2
_Vapor d’agua
_CO2, N2, H2S
_Ácido Clorídrico
_Metanol
_Óleo condensado
Como são estimas as reservas de gás?
Reservas são as quantidades de petróleo viáveis economicamente para exploração. As estimativas de reservas são feitas inicialmente através de métodos geofísicos (gravimetria, sísmica...), as diferenças de velocidade de propagação de cada onda nos matérias reservados dão uma primeira noção do tamanho da reserva e de seus produtos, a verdadeira estimativa se dá, na realidade, pela amostragem feita no poço pioneiro perfurado. O gás é um pouco mais impreciso por sua facilidade de mudar propriedades conforme as mudanças nas características do reservatório.
Ao visitar uma linha de processo produtivo, é possível afirmar o tipo de gás que está sendo produzido? Quais as informações necessárias para chegar a uma conclusão?
Sim é possível, pois a planta em que o gás é processado é preparada para um determinado tipo de hidrocarboneto, sendo esse atendendo a um range específico para que os equipamentos não sejam prejudicados, para que não ofereça risco a saúde e principalmente para se obter uma maior valor agregado. Podemos classificar o tipo de gás e assim a planta a ser usada através de estudos e medidas de propriedade, algumas dessas propriedades são: o tamanho da cadeia carbônica (C, C2, C3, C4...), quantidade e tipo de contaminante, e outros padrões. Podemos citar as diferenças entre o gás produzido no Brasil e na Bolívia onde a quantidade de metano encontrado no gás vindo da Bolívia é de 4% maior do que o gás encontrado na Bacia de Campos (fonte: Petrobras)
Traçar um panorama da situação do GN especificamente no Amazonas (reservas, distribuição, utilização, etc)
O primeiro campo comercial de óleo e gás natural da Amazônia brasileira (Rio Urucu) foi descoberto em 1986, na bacia do rio Solimões. Essa primeira descoberta motivou a perfuração de outros poços que constituíram a província petrolífera do