Trabalho personalidade
Na historia pessoal deve-se considerar o biopsicológico herdado e o meio. Os dados adquiridos na interação hereditária – meio, características e condições de funcionamento do individuo nessa interação.
Deve ser estudada através de dois prismas, um longitudinal, isto é, o da sucessão de diversas fases, do passado para o presente, e o outro transversal, isto é, o dos comportamentos atuais sob a influência do meio.
Personalidade é a resultante psicofísica da interação da hereditariedade com o meio, manifestada através do comportamento, cujas características são peculiares a cada pessoa.
2) Quais são as sete fazes do desenvolvimento da personalidade : oral, anal, fálica, latência, adolescência, maturidade e velhice. Na fase oral, que corresponde ao primeiro ano de vida, a libido esta na porção superior do trato digestivo.
Na fase anal, que corresponde ao segundo e terceiro ano de vida, a energia libidinosa, concentra-se na atividade anal e é reforçada pelas exigências dos pais quanto ao controle dos esfíncteres.
Na fase fálica período que vai dos três aos cinco anos, o interesse libidinoso digeri-se para o órgãos genitais, iniciando-se a masturbação infantil.
O período de latência onde aparentemente, os impulsos do id são relegados a um segundo plano, em função do desenvolvimento intelectual.
Puberdade, quando inicia a adolescência. Os impulsos sexuais, voltam à ação, agora reforçados pelo desenvolvimento dos