Trabalho de personalidade
1-Globalidade – elementos inatos, adquiridos, orgânicos e sociais estão incluídos no conceito de personalidade.
3- Dinamicidade – personalidade é um conceito dinâmico; os vários elementos interagem combinando-se e produzindo novos e originais efeitos; personalidade é o que organiza, integra e harmoniza todas as formas de comportamento e características do indivíduo; é capaz de receber novas influências e adaptar-se a novas circunstâncias.
4-Individualidade – personalidade é sempre uma realidade individual que marca e distingue um ser do outro; há sempre uma dimensão peculiar e única; cada um de nós é único no mundo; é o conjunto de todos os aspectos próprios do indivíduo pelos quais ele se distingue dos outros.
Conjunto total de características próprias do
Indivíduo que integradas, estabelecem a forma
Pela qual ele reage ao meio. A personalidade é, então, um atributo da pessoa humana, o qual está a ela indissoluvelmente ligada. Esse atributo é imposto pelo ordenamento jurídico e compreende "o complexo valorativo intrínseco (intelectual e moral) e extrínseco (físico) do ente, alcançando a pessoa em si, ou integrada à sociedade. * Assim é que, em Roma, a personalidade era restrita apenas àqueles que reunissem status , pois ela era considerada um privilégio. Exemplificando: o escravo, por não ser livre, não era considerado homem, era tido como um simples ser e, não sendo sujeito de direito, era equiparado à coisa ("res") e, da mesma