TRABALHO - TESTES DE PERSONALIDADE
Alunas: Iolanda Souza, Geovanna Almeida, Jacineuma Santana, Janailton Lopes, Lucimare Silva, Maria Eduarda, Sheila Maciel.
PROFESSORA: Eliana Serrano
TÉCNICAS DE SELEÇÃO
Um teste psicológico objetivo é um instrumento de avaliação psicológica que presumivelmente possibilita uma medição quantitativa de um determinado comportamento, traço de personalidade, função cognitiva e/ou intelectual.
Recebe essa designação, “objetivo”, em decorrência de seu resultado ser obtido de modo independente do julgamento subjetivo do avaliador. Justamente por compreender, em tese, medida científica, deve ser calcado nos parâmetros padronizados da psicometria.
Dentre esses testes objetivos se destacam testes de inteligência, testes de aptidão,testes de interesse e testes de personalidade. (CASTRO et al, 2006, p. 265)
Salvador – Bahia
10/06/2015
1. INTRODUÇÃO
Testes psicológicos são instrumentos importantes para a prática profissional do psicólogo, auxiliando-o na realização de avaliação, no ensino e na pesquisa. São considerados instrumentos de medida e, por isso, devem conter determinadas características que atestem a sua confiabilidade, tais como validade e precisão.
De acordo com Andriola (1995), o auge da construção de instrumentos no Brasil se deu entre os anos 1930 e 1960. No entanto, o interesse não foi acompanhado pela atualização de conteúdos e parâmetros psicométricos, tanto pelos profissionais de Psicologia como pelas empresas responsáveis pela edição do material. Isso significa dizer que muitos testes utilizados até hoje não apresentam estudos que demonstrem sua confiabilidade.
Os instrumentos voltaram a ser valorizados a partir da década de 1980, e esse resgate da legitimidade dos instrumentos será consolidado quando houver uma maior preocupação científica com a construção, correção e interpretação dos resultados. Van Kolck (1981, p. 20) afirma que validade e precisão são exigências essenciais para um bom teste "e este