Testes de personalidae
As empresas aplicam os testes de personalidade para descobrirem se os candidatos para as vagas oferecidas são ideais para ocuparem os cargos.
Os testes de personalidade são, porém subjetivos, pois como se sabe, o comportamento humano é guiado por diversos fatores. Mesmo assim, os testes de personalidade são cada vez mais aplicados e estão mais extensos para descobrir com maior afinco a personalidade e em decorrência o comportamento dos candidatos.
A maior preocupação das empresas no momento da seleção de pessoal é descobrir se o candidato possui perfil para o cargo e para trabalhar na empresa.
Nos testes de personalidade são verificadas questões como o nível de extroversão dos candidatos, a facilidade de se trabalhar com números, se tem facilidade para trabalhar em equipe e outras questões.
Quando as empresas selecionam candidatos para ocupar cargos de vendas têm a necessidade de observar diversos fatores como: facilidade de relacionamento, de comunicação e de sair de situações adversas nos relacionamentos.
Outra questão importante para avaliar esse candidato e se ele tem a sua capacidade de autoconfiança para vender e resolver problemas na empresa.
A preocupação crucial das empresas no mercado de trabalho e na seleção de candidatos é lidar com o fato de que na área técnica, os profissionais podem se sair bem. O que falta então é descobrir a sua capacidade de relacionamento, integração e convívio.
Os processos de seleção estão cada vez mais avançados e buscam descobrir competências e habilidades mais simples e complexas. Para isso, existem vários tipos de testes de personalidade:
D-Potencial -esse teste de personalidade aplicado para seleção de gerentes e executivos funciona como um colhedor de competências necessárias aos cargos de gerência e liderança.
O teste é realizado para averiguar se o candidato possui perfil para realizar com eficiência competências gerenciais e administrativas.
Para isso o teste traça