TÉCNICAS DE SELEÇÃO
Iolanda Souza, Geovanna Damaris,
Jacineuma Santana, Janailton Lopes, Lucimare
Silva, Maria Eduarda, Sheila Maciel.
Identifica características emocionais e traços de personalidade determinados pelo caráter ou pelo temperamento que distinguem os indivíduos.
Não há respostas certas ou erradas.
* Os inventários de interesse nos quais o candidato escolhe, entre as alternativas oferecidas no teste, aquelas que mais expressam suas preferências em termos de motivação e interesses.
* Os testes projetivos (projetam aspectos internos da personalidade de um indivíduo diante dos estímulos oferecidos). * Os testes expressivos (relacionados à expressão corporal).
Aplicação individual ou em grupo.
O selecionador deve esclarecer ao candidato: como deverá responder às questões e o tempo estimado do teste.
Após o término do tempo considerado, o selecionador deverá interromper o teste, avisando ao candidato.
Podemos utilizar os testes:
* na forma oral - aplicados verbalmente por meio de perguntas com o objetivo de obter respostas específicas; * na forma escrita - aplicados por meio de perguntas e respostas escritas de forma a aferir conhecimentos adquiridos. ( Psicodiagnóstico Miocinético )
Teste de expressão gráfica (expressivo), sem tempo determinado (livre). O candidato é orientado a fazer determinados traços com lápis num papel e, em determinado momento, sua visão é bloqueada.
Com a continuidade dos traços, os movimentos tendem a deslocar-se de acordo com a postura muscular. ( Psicodiagnóstico Miocinético )
O Psicodiagnóstico Miocinético (PMK) é uma técnica projetiva de teste que consiste na avaliação de traços e desenhos (linhas, círculos, "ziguezagues", retas paralelas) feitos com lápis para a avaliação da personalidade.
O PMK visa avaliar, entre outros aspectos, depressão, elação, tônus vital, impulsividade, agressividade, ansiedade e emotividade.
É utilizado em psicodiagnóstico, seleção de pessoal, principalmente em cargos de